VAI PRA RUA

Exposição fotográfica homenageia Sonia Duro
14 de November de 2016
Foto: Luiza Dorneles
  Foto: Luiza Dorneles

Reconhecida pela criação do Festival Dança Porto Alegre, a atriz, diretora e produtora cultural Sonia Duro (1946–2002) é homenageada no festival Gestos Contemporâneos através da exposição fotográfica “Sonia Duro”, com curadoria de Sandro Lupatini. A exibição reúne fotografias atualmente arquivadas no Teatro de Arena que foram digitalizadas e ampliadas pelo curador. A mostra acontece na Sala de Exposições do Theatro São Pedro e estará aberta para visitas entre os dias 16 e 27 de novembro nos horários de funcionamento do TSP. A entrada é franca.

 

Sonia Duro liderou todas as ações necessárias para que, após o fechamento do Teatro de Arena, em 1979, o espaço fosse reaberto em 1991. Convidada pelo então Diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas, Dilmar Messias, a ser a primeira diretora do Teatro de Arena, um dos seus objetivos foi criar o Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Documentação em Artes Cênicas do Rio Grande do Sul que facilitou o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à área. Sonia Duro faleceu em setembro de 2002, deixando saudade como artista e militante cultural.

 

 

Esta é a primeira edição do evento Gestos Contemporâneos, que ocorre entre os dias 24 e 27 de novembro, nos espaços do Multipalco, do Theatro São Pedro e da Biblioteca Pública do Estado. Com iniciativa de Dilmar Messias, atualmente diretor artístico do Theatro São Pedro, e curadoria de Maria Waleska Van Helden, diretora do Geda Cia. de Dança, ao todo 18 grupos e bailarinos do Estado participam da programação. A forma encontrada para homenagear a história de Sonia Duro, uma figura importante para a valorização da dança contemporânea em Porto Alegre, foi a composição dessa exposição.




facebook

Receba nossa newsletter
Receba informações atualizadas e quentinhas, preenchendo os campos abaixo.
Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Dynamika / Visãoi